Sorriso de criança: puro, verdadeiro e contagiante.

Sorriso de criança: puro, verdadeiro e contagiante.
Meu filho, João Guilherme, 2 anos.

domingo, 24 de julho de 2011

O funcionamento de um vulcão é muito interessante, mas para criança o visualizar como ele funciona é muito melhor

Vulcão

O vulcanismo é o conjunto dos fenômenos vulcânicos nos quais o material do manto (o magma) extravasa para a crosta. Em uma explosão vulcânica, além de lava, podem ser expelidos gases, cinzas e fragmentos de rocha incandescentes. Funciona como uma válvula de escape para os materiais, magma e gases, que estão sob pressão no interior.
Os vulcões apresentam chaminés e crateras – aberturas - que tanto podem estar no cume, como nas laterais. Ao extravasar materiais do manto para a superfície, a erupção de um vulcão renova a crosta terrestre com mais elementos e compostos.


Estrutura de um vulcão

Processos de erupções vulcânicas

            Um vulcão quando inicia sua fase de atividade começa com a liberação de gás de enxofre (altamente tóxico), seguido de explosões que lançam lavas.
A composição química do magma ou lava e a quantidade de gás que contém determina a natureza da erupção vulcânica.
Nuvens incandescentes são extremamente destrutivas. Elas são produzidas pelo magma que rompe de forma explosiva na superfície , expelindo gases e derramando lavas derretida pelas encostas das montanhas, a grande velocidade.
A erupção de um vulcão na crosta oceânica é menos violenta por ocorrer sob a água dos oceanos, mas também lança materiais do manto que se resfriam e aumentam a crosta oceânica. Este tipo de erupção são conhecidas como erupções submarinas por ocorrerem nas profundezas de mares e oceanos  e pode fazer elevar-se novas terras e surgir uma ilha do dia para a noite.

Falar sobre vulcões para as crianças pode ser até interessante, mas o melhor mesmo é mostrar a elas como eles funcionam por meio de experimentos, imagens e até mesmos vídeos.

Os meus alunos da 4ª série viram imagens de vulcões, assistiram vídeos que mostraram vulcões em erupção e até mesmo um vulcão submarino entrando em erupção e formando ilhas. Eles ficaram encantados com este tipo de erupção, pois eles puderam visualizar as chamas dentro das águas oceânicas e acharam isso incrível, pois puderam entender melhor a questão da alta temperatura das lavas, pois perceberam que ela demora um pouco para se resfriar. É como se existisse uma luta entre as lavas e as águas do oceano, mas no final quem vence são as águas, pois conseguem resfriar as lavas.   

Sugestões que podem melhorar as aulas sobre este tema, que foram utilizadas com meus alunos e funcionou:
   
1) Modelo de vulcão
Materiais:
- Uma garrafa de plástico pequena;
- Argila para modelar;
- Um prato fundo;
- 5 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio (ou fermento em pó);
- Vinagre vermelho.

COLOCAR A GARRAFINHA NO CENTRO DO PRATO E ENVOLVÊ-LA COM A ARGILA DE MODO QUE TOME A FORMA DE UM VULCÃO.  COM A AJUDA DE UM FUNIL COLOQUE O BICARBONATO DE SÓDIO NO INTERIOR DA GARRAFA E DEPOIS DESPEJE O VINAGRE. OBSERVE O QUE ACONTECE. 

O objetivo desse experimento é montar uma réplica de um vulcão, usando como base a reação química entre o bicarbonato e o vinagre. A semelhança entre o vulcão e a réplica é a saída de material por uma abertura, pois a reação química entre o bicarbonato e o vinagre libera os gases que saem pela garrafa. Nos vulcões,  a pressão no manto empurra o magma e os gases, que saem por aberturas entre as placas . 

2) VÍDEOS SOBRE O TEMA:

No You tube encontrei vários vídeos que podem ser baixados para demonstrar uma erupção submarina.
Um deles chama: Pacífico Sul  - Oceano dos vulcões – 1 e pode ser encontrado acessando o seguinte endereço: 
         Este vídeo é muito bonito e mostra até a formação de ilhas que se dá pelas erupções vulcânicas.

 Algumas fotos do experimento feito com as crianças: